O que e hermeneutica Lenio Streck?

O que é hermenêutica Lenio Streck?

“Hermenêutica significa, tradicionalmente, teoria ou arte da interpretação e compreensão de textos, cujo objetivo precípuo consiste em descrever como se dá o processo interpretativo-compreensivo” (STRECK, 2014, p. 261).

O que é a hermenêutica constitucional?

A hermenêutica constitucional é parte da hermenêutica jurídica. “A Constituição não configura, portanto, apenas expressão de um ser, mas também de um dever ser; ela significa mais do que o simples reflexo das condições fáticas de sua vigência, particularmente as forças sociais e políticas.

Qual o papel da filosofia na hermenêutica jurídica?

A Hermenêutica Filosófica gadameriana fecunda o estudo das Ciências Jurídicas, demonstrando a sua inevitável compreensão como diálogo crítico e reflexivo com a tradição. Para tanto, no âmbito da aplicação do Direito, este artigo propõe uma sinopse à questão hermenêutica, e seu desenvolvimento histórico.

Quais são os princípios da hermenêutica?

Os princípios de interpretação constitucional defendidos pela corrente que vê a Hermenêutica Constitucional como espécie da Hermenêutica Geral, originalmente expostos por Hesse e sobre os quais discorrem, dentre outros, Alexandre de Moraes, J. J. Gomes Canotilho e Inocêncio Mártires Coelho, são: 1) a Unidade da …