O que e a pedagogia do conflito?

O que é a pedagogia do conflito?

Entendendo aqui a Pedagogia do Conflito como a teoria de uma prática pedagógica que procura não esconder o conflito, mas ao contrário, afrontá-lo, de ocultá-lo.

O que seria uma educação para o diálogo?

A prática pedagógica entre os sujeitos nela envolvidos, seja ele o educador, seja ele o educando, desenvolve conhecimento e atitudes reflexivas que contribuem para a mudança do sujeito social e de seu entorno.

O que é o diálogo para Paulo Freire?

“O diálogo é o encontro entre os homens, mediatizados pelo mundo, para designá-lo. Se ao dizer suas palavras, ao chamar ao mundo, os homens o transformam, o diálogo impõe-se como o caminho pelo qual os homens encontram seu significado enquanto homens; o diálogo é, pois, uma necessidade existencial” (FREIRE, 1980, p.

Como Paulo Freire dialoga com as diferentes teorias da educação?

Paulo Freire defende a educação como ato dialógico, destacando a necessidade de uma razão dialógica comunicativa onde o ato de conhecer e de pensar estariam diretamente relacionados. Em sua teoria fica claro que o diálogo consiste em uma relação horizontal e não vertical entre as pessoas envolvidas em uma relação.