O que e uma matricial?

O que é uma matricial?

A estrutura matricial é uma forma de organizar a sua equipe de modo a torná-la mais produtiva. Isso porque, nesse modelo, os colaboradores se reportam a dois gerentes diferentes que podem auxiliá-lo nas tarefas, além de contar com uma equipe com várias especialidades que cooperam mutuamente nos projetos.

O que é um organograma matricial?

O organograma matricial é um modelo de organograma que representa a estrutura das organizações que não apresentam uma definição clara de suas unidades funcionais. Ele permite uma organização mais flexível dos cargos e funções dentro da empresa, indicando a hierarquia dentro dos projetos em execução.

O que é uma estrutura organizacional matricial?

A matriz organizacional, evoluiu essencialmente como uma rede de interações entre as equipes de projeto e os elementos funcionais tradicionais. Especificamente, a Departamentalização Matricial caracteriza-se pela fusão entre a Departamentalização Funcional com a Departamentalização de Projeto ou Produto.

Em que casos uma estrutura matricial é indicada?

O modelo de estrutura matricial é indicado para companhias que contam com atividades diferentes, como produtos e projetos. Ter um líder de equipe por projeto contribui para dividir a responsabilidade pelo sucesso do empreendimento.

Como usar o organograma matricial em sua empresa?

Em uma empresa, o organograma matricial é bastante utilizado para ilustrar estruturas temporárias, com equipes formadas para projetos específicos – possivelmente que misturam diferentes sedes e departamentos. Todos os colaboradores podem participar. Como Engajar os Colaboradores no Organograma da Sua Empresa?

Qual o diferencial do organograma matricial?

O principal diferencial do organograma matricial é a sua mobilidade e indicação dos vários líderes para um mesmo funcionário. Como é uma estrutura voltada para projetos, ele dá espaço para mudanças rápidas, de acordo com as alterações internas da equipe. É um modelo mais coerente com a estrutura que encontramos nas empresas atualmente.

Qual a diferença entre organização matricial e organização funcional?

Organização matricial fraca: esse tipo de estrutura matricial é mais semelhante a uma hierarquia tradicional do local de trabalho. Ou seja, um gerente funcional supervisiona todos os aspectos de um projeto e atua como a principal fonte de tomada de decisão.

Quais são as estruturas organizacionais matriciais?

Existem três tipos de estruturas organizacionais matriciais: Organização matricial fraca: esse tipo de estrutura matricial é mais semelhante a uma hierarquia tradicional do local de trabalho. Ou seja, um gerente funcional supervisiona todos os aspectos de um projeto e atua como a principal fonte de tomada de decisão.